14:00 - 18:00
Workshop SBRI+ Valorisation of Knowledge for Sustainable-Composite Bridges in Built Environment   -   Mini-auditório (Sala 1.10)

 

As pontes são infraestruturas de vital importância para a sociedade. Desta forma, a aplicação da metodologia de Análise de Ciclo de Vida a este tipo de estruturas tem merecido nos últimos anos a atenção dos diversos parceiros ligados à sua construção.

Do desenvolvimento do projeto de investigação Sustainable Steel-Composite Bridges in Built Environment - SBRI – que decorreu entre Julho de 2009 a Junho de 2012, foi implementada uma abordagem holística a três tipologias distintas de pontes mistas de aço e betão combinando as diferentes análises da avaliação de ciclo de vida: análise ambiental (LCA); análise económica (LCC), e análise funcional (LCP) ao longo de todo o seu ciclo de vida. Atendendo aos resultados alcançados deste projeto de investigação, SBRI, atualmente decorre o projeto SBRI+ cujos objetivos compreendem a valorização, disseminação e a extensão da metodologia a exemplos práticos avançados.

No projeto SBRI+, pretende-se divulgar a investigação desenvolvida aos diversos intervenientes: projetistas, autoridades e concessionários, relacionados com a construção e operação de pontes rodoviárias. Para tal, várias ações serão executadas, desde a elaboração de manuais com a explicação sucinta sobre a aplicação da avaliação de ciclo de vida a pontes, a realização de workshops para a divulgação dos resultados do projeto e o desenvolvimento de uma ferramenta informática – SBRI+ Tool.

 

A SBRI+ Tool é uma aplicação informática desenvolvida para que de uma forma simples se possam calcular os diferentes impactos associados à construção, operação e fim de vida de pontes rodoviárias. O objetivo do software SBRI+ Tool é assim, o de fornecer informações práticas sobre o projeto desenvolvido para a infraestrutura do ponto de vista da sustentabilidade. Permitindo aos utilizadores tomar decisões racionais sobre as possibilidades e variações que o dimensionamento pode ter do ponto de vista ambiental, económico e social.



14:00
Sessão de abertura – apresentação do projeto
Prof. Luís Simões da Silva
14:15
Consideração holística da sustentabilidade em pontes de aço, betão e mistas
Prof. Ulrike Kuhlmann
14:45
Apresentação dos Manuais I e II
Prof. Constança Rigueiro
15:30
A experiência sueca em pontes mistas e de aço - Auditório (Durante a Conferência)
Prof. Peter Collin
16:30
Apresentação da aplicação informática SBRI-Tool
Eng. Jorge Teixeira e Eng. Lilia Pylypchy
17:00
Apresentação de exemplos de aplicação
Eng. Melaku Lemma
17:30
Casos de estudo
Eng. Tiago Abecasis
imprimir programa imprimir programa
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Outros Patrocinadores

Media Partner