Objetivos


O objetivo principal destas jornadas é o de divulgar as tecnologias de Friction Stir Welding (FSW) e Friction Stir Processing (FSP), realçando as suas potencialidades como técnicas alternativas aos procedimentos tradicionais de soldadura e tratamento superficial de materiais metálicos. Perspetivando a aplicação futura destas tecnologias nas indústrias portuguesa, espanhola e italiana, as jornadas darão especial ênfase à apresentação de resultados de investigação e/ou aplicações, desenvolvidas em universidades e laboratórios de investigação de Portugal, Espanha e Itália, com objetivos industriais concretos.


 


Dirigido a


Diretores industriais, de engenharia, de produção, de soldadura, de qualidade e de i&D, e ainda, a investigadores de Universidades, centros de i&D, Institutos Tecnológicos e Empresas.


 


A análise aprofundada do panorama de aplicação das tecnologias Friction Stir Welding (FSW) e Friction Stir Processing (FSP) a nível mundial permite concluir que, até à data, a generalidade das aplicações industriais desenvolvidas com base nestas técnicas se tem concentrado em países como os Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Inglaterra. Em países como Portugal, Espanha e Itália, onde existem universidades e laboratórios com uma notável trajectória de investigação, quer em soldadura por FSW, quer em processamento de materiais por FSP, estas técnicas continuam praticamente desconhecidas para o sector industrial. Esta é uma falha que se pretende colmatar através da realização das "Jornadas de Aplicação Industrial das Tecnologias Friction Stir Welding and Processing".


O Processo de soldadura em estado sólido designado por Friction Stir Welding (FSW), tem vindo a desencadear uma verdadeira revolução no mundo da soldadura desde a sua invenção no ano de 1991. Esta tecnologia permite suprimir muitos dos problemas de soldabilidade vulgarmente atribuídos aos processos de soldadura por fusão, sendo já aplicada com sucesso na ligação de ligas não-ferrosas, como as ligas de alumínio, em numerosos sectores da construção soldada. Exemplos da aplicação bem sucedida deste processo de ligação, na indústria automóvel, naval e aeronáutica, são entusiasmantes, mas praticamente desconhecidos  da generaildade dos mercados de engenharia, o que limita a sua aplicação em construção metálica corrente.


 


Paralelamente, ao sector da construção soldada, o potencial de aplicação da variante da tecnologia, FSW, designada correntemente por Friction Stir Processing (FSP), na beneficiação superficial de componentes metálicos, tem vindo a ser cada vez mais explorado por parte de numerosos laboratórios a nível mundial. Os resultados obtidos são muito encorajantes, contudo a sua aplicação industrial é ainda bastante limitada, quando comparada  com a do processo de soldadura FSW. A aplicação desta técnica na beneficiação de superfícies para as indústrias de moldes e de fundição, por exemplo, tem sido apontada como a força-motora do desenvolvimento.

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos

| +351 239 797 124
link http://www.cmm.pt/event/jaifsw2014
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Entidades Promotoras